Não estou diminuindo o mérito ou a qualidade dos jogos indies antigos, mas hoje tenho minhas duvidas se jogos espetaculares de equipes antes desconhecidas como Braid, Super Meath Boy ou Cave Story fariam sucesso, tanto que em nossos dias há outros jogos de qualidade semelhante que não vendem uma fração do que esses jogos venderam em suas épocas.
Isso ocorre porque hoje a concorrência está muito maior. Além disso muitos desenvolvedores começaram uma corrida e passaram a colocar preços cada vez mais baixos e a meter os jogos nos bundles por valores bastante baixos.
Os jogos indies bons seguiram essa linha e passaram a baixar bastante o valor dos seus jogos. Estamos num mundo onde já estiveram em bundles por menos de 1 dolar games indies excpecionais como VVVVVV, Aquaria, World of Goo, Braid, Machinarium, Trine, Minecraft, Cave Story, Shank, Super Meat Boy, Bit Trip, Toki Tori, Botanicula, Bastion, Limbo, Torchlight, Dustforce, Eufloria, Plant vs Zombies, Another World, Broken Age, Awesomenaults, Dear Esther, Hotline Miami, Thomas Was Alone, Broken Sword, Sacred Citadel, Papo e Yo, Guacamelee, Giana Sisters, Dust An Elysian Tail, Monaco, Banner Saga, Worms, Bleed, Dephonia, Civ, Outlast, Pier Solar, Mark of The Ninja, Brutal Legend, Fez, To The Moon...
Isso pra não falar de games AAA das franquias Metro , Darksiders, Metal Slug, Saints Row, Dead Space, Batman Arkhan, FEAR, Mortal Kombat, Bioshock, XCOM, Mafia, Hitman, Deus Ex, Tomb Raider, Age of Empires, Star Wars, Crazy Taxi, Sonic, GRID, Borderlands, Red Orchestra, Killing Floor, Tropico, ARMA, Dirt...
E nem vamos entrar nas promoções Steam com preços muito atrativos (as vezes 4 ou 5 reais por franquias inteiras de grande importância e qualidade como Half Life, Tomb Raider, Bioshock ou Portal).
Nesse mundo cruel e competitivo onde indies e AAAs são vendidos por muito pouco como se viram os jogos RUINS?
Os jogos ruins inicialmente tentaram se vender por centavos tentando ser o jogo mais barato de dada "sale Steam" (7 centavos por um jogo? Vou pegar porque pelo menos tem cards). Mas mesmo isso virou uma corrida e o truque perdeu o efeito.
Então esses jogos ruins descobriram um novo filão: ser dados de graça. Eba, de graça! Mas como se ganha dinheiro com o jogo sendo dado de graça?
A resposta chegou na forma de um thread no reddit - falando inclusive um dev brasileiro - que pode ser vista abaixo:
O que está acontecendo é o seguinte:
Ele - como muitos outros - estavam oferecendo um pacote com 4 jogos (pois é, ele já lançou muitos jogos) lançados por ele no Steam para empresas que queriam se promover. O preço? 999 dólares (uns 3,5 mil reais) por 100.000 mil keys de seus jogos.
Muitos sites perceberam que haviam pessoas dispostas a perder tempo em troca de jogos grátis e passaram a oferecer keys de graça pra quem se cadastrasse em páginas, em grupos, em paginas do Facebook, Twitter, no Boteco do José, etc.
Se pensar bem é uma propaganda relativamente barata pra vc no final do processo ter 100.000 mil novos users (ou mais se resolver gastar um pouco mais).
Em decorrência da facilidade de entrar no Steam (via Greenlight), da curadoria deficiente da loja e da concorrência brutal que se instalou ali nos últimos tempos o numero de jogos grátis tem crescido mostrando que mais e mais devs estão dispostos a pegar atalhos e vender suas criações por um valores irrisórios para sites que convertem eles em uma forma de propaganda.
Em comum esses jogos gratuítos tem:
- No geral são considerados ruins
- No geral venderam pouco ou quase nada
- No geral são feitos por equipes pequenas, não raramente por equipes de uma pessoa
- No geral tem baixissimo nível de polimento
- No geral são repetitivos (pouca variação visual ou mecânica entre os níveis)
- No geral são feitos rapidamente (muitos são feitos em poucos meses)
- No geral os devs estão fazendo mais jogos rápidos pra tentar aumentar a biblioteca (como o exemplo acima onde o dev ja tinha 4 jogos no Steam e há outros sendo produzido)
Se para a loja que compra as keys parece ser um bom negocio de divulgação pra os devs não é tão bom negocio assim.
O valor arrecadado é irrisório (3,5 mil reais por 100 mil keys) e principal ponto negativo é que o desenvolvedor se queima perante a comunidade e seus consumidores.
O jogo se queima permanentemente, afinal quem vai pagar por um jogo que volta e meia está grátis? E o desenvolvedor se queima também (alem de queimar toda loja do Steam já que as pessoas esperam que outros devs façam o mesmo). O resultado pode ser visto numa review do steam que eu reproduzo abaixo:
Na review a pessoa que o fez disse que o dev é conhecido por baixar os preços pouco tempo depois do lançamento e por isso recomendava esperar. Agora imagine o dev que é conhecido por vender seus jogos pra sites da-los de graça como promoção? Alguem ai se anima pra comprar algum jogo dessa pessoa? Ou é melhor esperar pra pegar o jogo de graça?
Entendam que mesmo os 3,5 mil reais que eles ganham tenderá a diminuir. Quando esses dev fez esse "anuncio" havia poucos players no mercado e por isso ele se deu ao luxo de cobrar 999 dolares, mas e com o aumento da competição? Alguém passará a cobrar 750 e o seguinte pra concorrer cobrará 500... Eu não me surpreenderia se no fim do processo tivesse gente vendendo 100 mil keys pro 100 dolares.
Isso tambem prejudica a industria de jogos indies como um todo pq bagunça a percepção de valor. Por pior que seja o jogo ele é visto por quem está de fora como mais um jogo indie e se tem jogo indie de graça que ousadia é essa desse tal desse tal de Undertale querer que eu pague 19,99 num jogo de 8 bits? Que afronta!
Agora vamos falar de nós, consumidores. E para você vale a pena pegar? Vai depender do seu perfil. No passado eu peguei muitos jogos ruins na esperança de pegar algo bom e injustiçado entre eles, mas hoje eu não faço mais isso. Me parece uma perda de tempo e dinheiro faze-lo, é algo que nunca jogarei e só servirá para poluir minha biblioteca e dificultar a escolha de meu próximo jogo. Tudo que eu não preciso é mais um jogo que não quero pra juntar com os 600 que já tenho.
Além disso em minha opinião isso deturpa a ideia dos antigos games realmente de graça. Antigamente tinham muitos jogos bons sendo distribuídos de graça (tinha ruim também mas enfim). Jogos como os distribuídos nos pacotes do Freebundle ou no itch são feitos por fãs que tem amor e fazem com carinho e com cuidado.
É o contrário das pessoas que só querem alguns dólares e fazem o negocio o mais porcamente possível pra terminar rápido pra ganhar dinheiro rapidamente, e fazer outro jogo. Longe de mim criticar o capitalismo mas quando comparamos os jogos grátis do Indiegale (pagos pela loja) e os jogos grátis do Freebundle a diferença é clara: praticamente todos os jogos do freebundle são relativamente bons (ainda que mostrem a carência de recursos e as vezes de polimento) e praticamente todos os jogos free do indiegala são ruins. É a diferença de quem faz com amor e quem faz apenas por dinheiro.
Esse pessoal que faz os games realmente gratis (abaixo um exemplo) é do mesmo filão do pessoal que legenda séries, ou traduz quadrinhos e games apenas porque é fã, ou faz mods porque é fã. Todos sem esperar qualquer recompensa material. Não é uma critica ao dinheiro ou ao capitalismo. O capitalismo nos permitiu ter Tomb Raider e Last of Us se mostrando como superior, mas o processo desses jogos propaganda é totalmente porco.
Compare esse jogo acima (realmente gratis) com os milhões de jogos distribuídos nos "indiegalas" da vida e vai entender a diferença crucial entre fazer por amor e fazer por trocados.
Claro que os jogos desses "anuncios em forma de brindes" ser ruins não é uma regra marcada em pedra. Eu já peguei muitos jogos bons de graça e valeram a pena.
Exemplos? Clássicos da (Street of Rage 2, Gunstar Heroes, Golden Axe), Red Orchestra2, Holodrive, Company Heroes 2 e A Bird Story (que ainda está sendo distribuído) são exemplos de como as vezes há jogos bons sendo distribuídos gratuitamente.
A diferença é que o objetivo principal desses jogos é simplesmente se promover: olha eu já fiz esse jogo aqui, toma de graça e se gostar olhe meus outros jogos pagos que você não vai se arrepender.
Mas jogo bom de graça é exceção e não regra. A regra é que a maior parte dos jogos sendo distribuídos gratuitamente são jogos realmente ruins, salvo as raras exceções.
Então é por isso dificilmente você vai achar gratuitamente os jogos da capa desse artigo.
Fonte:tribogamer
0 comentários:
Postar um comentário